22.9.05

Interrompemos nossa programação para a propaganda eleitoral gratuita...

Assunto espinhoso. Estão querendo votar às pressas no Congresso uma lei que, segundo alguns, vai livrar o país dos políticos corruptos, das falcatruas nos executivos e legislativos por aí, dos malvados da fita. Para esses ingênuos, censurar a propaganda eleitoral vai resolver todo o problema da corrupção, e a onda de limpeza vai começar em Brasília e se arrastar por todo o país. É para rir ou para chorar? O simplismo com que a questão vem sendo tratada é absurdo. Me faz lembrar a piadinha do cara que, encontrando a mulher com o amante no sofá, joga o sofá pela janela...
As restrições propostas (programas de TV feitos somente em estúdio, proibição de contratação de artistas, fim da distribuição de camisetas, entre outros) partem do princípio que a propaganda e especialmente a propaganda televisiva são responsáveis pela cafajestagem que assola a classe política. Ao proibir tudo o que "tira a atenção do que realmente interessa no discurso político", estaríamos devolvendo a racionalidade ao discurso e, conseqüentemente, ao voto.
Mas quem disse que política algum dia já foi só razão? Se a gente pensar que nossa origens estão na Grécia, lá estavam também os sofistas, a preocupação com a eficácia do discurso, as alegorias. E quem disse que usar a emoção para escolher é ruim? Essa dicotomia, essa oposição é muito discutível. E fora que me parece um preconceito danado dizer que uma escolha "racional", que é baseada nos critérios da classe média intelectual, burguesa e urbana do Brasil (uma parcela pequena da população, né?), é melhor para todos.
Além disso, reduziram a reforma política à reforma da propaganda política...
O assunto é polêmico e infindável. Essa é minha "modesta" opinião. Para ler mais, vai lá nos jornais Folha SP e Globo e muitos outros. Até o dia 30 de setembro, último dia para se aprovar, a toque de caixa, o projeto de lei, você vai ouvir/ver/ler muito do asssunto por aí...

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É aquela velha história de querer tapar o sol com a peneira.. ou varrer a poeira para baixo do tapete! Muito fácil colocar a culpa em A ou B quando o País se encontra numa verdadeira baderna!
Quando a questão das armas de fogo, do texto no meu blog, ainda não tenho nenhuma opinião concreta sobre o assunto! Alias, não tenho opinião concreta sobre muita coisa! Num País como o nosso é muito dificil crer que as coisas algum dia irão melhorar! =(

9:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Você tá reclamando pois seu salário vai diminuir né? hahahaha brincadeirinha! Enfim, nós moramos no Brasil né? E no Brasil __________ (lacuna - preencha com qualquer desculpa esfarrapada.)

10:09 PM  
Blogger Jana said...

Para a Tati: eu acho que vão melhorar. Acho até que já melhoraram bastante. Mas também não tenho certeza... :)
Para a Juliana: a campanha do ano que vem vai ser a mais chata de todos os tempos. E eu vou ficar pobrezinha de marré de si...

11:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu tou em duvida... não sei se voto em Monteiro Lobato ou na Clarice Lispector (lembra dos candidatos das propagandas que ensinavam a usar as urnas eletrônicas?) hehe ;-)

fui cobrado e tem novidade musical

11:27 AM  

Postar um comentário

<< Home