26.9.05

Ei, você está me vendo?


Alguns assuntos parecem que ficam por aí pairando durante um tempo, e a gente esbarra neles várias vezes. Ultimamente, o meu assunto pedra-no-caminho é a invisibilidade. Tudo começou com uma matéria escrita para a TPM pela Clarah Averbuck, em que ela se dispôs a virar homem durante 24 horas. Com direito a barba ralinha, barriguinha de chopp e boné. Um sujeito totalmente ordinário (no sentido de comum, não de sacana). Segundo ela, as duas descobertas fundamentais foram: coça mesmo; ele/a era um rapaz invisível. Andando pela Paulista e adjacências, ninguém prestou atenção nele/a; ninguém olhou duas vezes; ninguém deu a mínima confiança. Ou seja, invisibilidade prática.

Depois foi a vez da primeira história do livro da moda da vez: Tarja Preta. Escrita por Jorge Furtado, conta a trajetória de um viciado em medicamentos (desses que a tal geração analgésico toma religiosamente... inclusive eu) que fica invisível ao misturar Frontal com Fanta (eis o título). Fanta laranja. Ia tudo bem até ele lamber uma menina. No braço. Numa festa. Internação imediata. Claro que não é só isso. É mais triste, mais sarcástico, mais emocionado, mais romântico. Mas a invisibilidade está lá, a saltar aos olhos.

E como uma coisa puxa a outra (linkania, como diria Lain), lembrei de uma campanha da Nokia criada pela Lew,Lara. Um rapaz acredita que é invisível, e se comporta como tal, até que a foto tirada por um maravilhoso modelo mostra que ele não é, de fato. Ou pelo menos que ele estraga as fotos quando não devia...

Invisibilidade deixou de ser, há muito tempo, coisa de bruxa, guru, química. Agora é parte do dia-a-dia de gente comum. Eu, por exemplo, fico invisível às vezes. Na frente dos meus alunos. Também estão invisíveis aqueles que a gente ignora. Aqueles que um dia estiveram na mídia e não estão mais. Os assuntos que o jornal coloca para escanteio estão invisíveis. A propaganda que não se vê porque existe propaganda demais. Viram paisagem. Não são admiradas, sequer olhadas. São nada. Não existem. São... invisíveis. Ei, você está aí???????????????????????????????????

PS: Agradecimentos a Cacá e Felipe, meus afilhados e patrocinadores. Eu amo vocês.

11 Comments:

Blogger No Idea said...

Eu vi uma entrevista no Jô que um cara fez um "experimento" e se disfarçou de faixinheiro, jardineiro na universidade que ele estudava. Ele alegava que esse tipo de emprego transforma as pessoas em invisíveis. Realmente nenhuma pessoa (alunos e professores) notou que era ele desempenhando tais atividades. Mas vamos combinar, se vc está acostumado a ver Gisele (Bundchen é claro) de biquine, vc nunca iria reconhece-la na roupa de gari. Mas deve ser legal ser invisível (de verdade). Me diz, qual seria a coisa que vc teria vontade de fazer se fosse invisível?

10:55 PM  
Blogger Jana said...

O que eu faria? Bisbilhotaria conversas alheias...

10:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

uma criatura me disse uma vez que eu era a pessoa MAIS DISCRETA que ela tinha conhecido. ai, ai... adorei ouvir aquilo. Porque eu sei ficar invisível...rs.. E uso esta técnica - sem o manto mágico do Frodo - apenas para me livrar de chatos. risos...

8:11 AM  
Blogger Jana said...

Pois é, já tinha percebido esse dom em você. ;)

12:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu li essa matéria da TPM! alias, a edição deste mês está realmente imperdível! Concordo em gênero, número e grau com tudo que você disse... Menos que você se torna invisível na frente dos seus alunos... IMPOSSÍVEL uma das melhores profªs passar desapercebida! =) Adorei a aula de hj! Espero q goste do Livro! Eu Amei! Bjoss =*****

PS: Confesso q às vezes me sinto invisível também... e até gosto! rs

12:46 PM  
Blogger Jana said...

Tati, obrigada. Eu gosto muito de falar sem parar coisas aparentemente desconexas na sua sala! Vou ler, sim. Depois a gente troca figurinhas.

12:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

O aniver é dia 15! ;)

1:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olha, eu confesso que você já ficou invisível na nossa frente algumas vezes sim. Mas não tanto quanto alguns outros professores, são peritos em ficar invisíveis! Ficam invisíveis todos os dias! E eu forçando o olho para tentar enxergá-los! :)

3:57 PM  
Blogger Jana said...

Hum, bem que eu desconfiei... Lembro de uma vez ficar falando uns dez minutos absolutamente para ninguém!!!! Fiquei pensando se vocês estariam me ouvindo como nos filmes em que parece que o sujeito está falando debaixo d'água... Ou em baleês, que nem a Dori do Nemo...

10:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, uns dias sem acessar e o blog já explodiu! Sucesso. Os textos estão lindos, como sempre. Adorei a menção honrosa, mas preciso fazer um esclarecimento: ela também é devida à sua irmã e seu cunhado capixaba.
Beijos, beijos, muitos beijos.

4:53 PM  
Blogger Jana said...

Para que a gente precisa de qualquer outra coisa quando se tem irmãs (e cunhados)? Vocês são meus anjos da guarda.

1:02 AM  

Postar um comentário

<< Home