2.10.05

Pares (im)perfeitos


Li uma matéria na Revista do Globo sobre os casais que viraram casais no auge dos anos 70 e que continuam juntos até hoje. Para aqueles que nasceram em 80 (existe gente que nasceu em 80!!!!!), os 70's foram os nossos anos incríveis. O slogan "sexo, drogas e rock'n roll" foi criado por algum publicitário absolutamente integrado à época, e no Brasil a gente ainda tem que acrescentar "ditadura militar".
Meus pais, por exemplo, foram um casal 70. Ambos estudantes de medicina, quando a medicina era o curso em que se concentravam os contestadores e rebeldes e politizados, ambos jovens, ambos comunistas. Fugiram e se esconderam na Barra do Jucu (totalmente hippie), foram presos, a minha mãe estava grávida de mim (eu fui presa antes de nascer!). Falando agora, só me traz um enorme orgulho, mas na época sei que foi um pesadelo.
Bom, mas eles são um ex-casal. Ficaram juntos durante um tempo, depois se separaram, casaram de novo. Sempre tentando encontrar a tal felicidade. Ao contrário dos homens e mulheres da matéria, optaram por fazer isso sozinhos ou com outros pares. São amigos e a gente sai sempre juntos. Nas festas da família e nos almoços de domingo, é a própria excêntrica família de Antônia. Tipo os seus, os meus, os nossos. Acredito que são felizes, sim. Com suas crises e suas descrenças periódicas, mas felizes. Meu pai tem um anjo da guarda, Naná. Minha mãe tem amigas eternas. E assim vão...
Os casais que continuam casados encontraram maneiras diferentes de permanecer juntos. Alguns tiveram outros e contaram, outros se afastaram e voltaram, outros foram companheiros constantes e inseparáveis. Sem fórmulas, sem "como fazer", sem pretensão de dizer para as gerações seguintes o segredo do sucesso. Vai ver que felicidade é isso: tentar procurar. O que interessa é o processo, porque não existe um fim. E se for para ficar feliz só no final, por favor, me antecipem alguns capítulos.
Não vai lá... Procurei um link para a Revista do Globo, mas não achei. Foi mal...

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oii Jana...
Eu nasci em 80! hehe.. na verdade 84... mas ouço falar muito nessas histórias.. Meu avô era comunista, totalmente contestador e politizado! Foi o 1° jornalista sindicalizado no ES (apesar de ser formado em direito) e tenho muito orgulho dele também! =)
E meus pais são desses q são constantes e inseparáveis.. vão fazer 35 anos de casado em outubro! E são totalmente felizes... acho q isso q importa!;)
Ahn.. vi no seu Orkut q estudou no CEFET... meus irmãos estudaram lá pela mesma época também.. quem sabe voce não conheça um dos dois!
Beijoos e até terça! =)

10:11 PM  
Blogger Jana said...

Estudei lá quando ainda era Etfes... Eu NÃO nasci em 80... Hehehe. Quem são eles?

10:22 PM  
Blogger No Idea said...

Êta nostalgia! Dá até pra sentir o cheiro de naftalina ( brincadeira ;) ). Algumas vezes acho que os "oitentistas" (quem viveu os anos 80) sentem "pena" de quem não aproveitou essa época... Deve ter sido muito boa mesmo. Mas sou muito feliz com meus anos 90. bjs

10:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

É... eles também estudaram lá qndo ainda era ETEFES... hahaha.. Os nomes são Bruno e Alexandre Maffra...

10:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

...tenho até medo de falar sobre isso na Web...:)

12:17 PM  
Blogger Jana said...

Jura? Eu não sabia... Beijos honrados com a visita.

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home