13.10.05

Liquefação. Ou a idéia que o sol derreteu.

Ontem, mais sol. Desse jeito, vou acabar virando uma rata de praia...

-- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- -- --

Tente explicar para uma criança que ganhar uma nota de 10 é a mesma coisa que ganhar várias de 1 e 2 reais. Ela não entende, não aceita e não quer. Até mais ou menos 4/5 anos, crianças interpretam valor e quantidade da mesma forma. Se é pouco, é pouco e pronto. Só mais tarde vão compreender (ou se acostumar, já que não há outro jeito) que o dinheiro, na verdade, não existe. Ele é pura e simplesmente uma invenção que se torna cada vez mais e mais virtual. Virtualmente, pagamos contas, recebemos nosso módico salário, compramos coisas. O dinheiro voa de um lado para o outro? Não. Ele sequer está em algum lugar. Jamais esteve? Assim como a comunicação e os relacionamentos, o dinheiro também liquefez-se. Virou um monte de zeros e uns no cyberespaço. Bauman diz que é a modernidade líquida; Lipovetsky chama de hipermodernidade; muitos de pós-modernidade; outros de maluquice ou insanidade.
Pós-modernidade e afins? Pode começar pelo blog da Lain...

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

obrigada pela propaganda gratuita..rs. bj

9:41 PM  
Blogger Jana said...

Ela merece! Ela merece!

11:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Independente da via, todos temos estudado a modernidade,não é?A minha é David Harvey -Condição Pós Moderna - um geógrafo americano sensacional.Quanto a liquidez,tem gente boa que o dinheiro de "equivalente geral".Deve ser por isso que não está em lugar algum...talvez no futuro..
Mas só R$ 10,00 prá Cora?
Isso não tá líquido.Tá seco..rs.Bj

12:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

ops... que chama o dinheiro de equivalente geral.Sorry

12:31 AM  
Anonymous Anônimo said...

Esse tal monstro da Pós Modernidade!!! Buuu.. Agora tudo é culpa dele!!! rs...Só sei q o mundo tá cada vez mais maluco, as coisas cada vez mais superficiais.. e a gente por aí.. sem saber pra onde ir!!!
E a provinha hein? Lalala.. corrija com carinho! rs...
beijoss =***

ps: recebeu o e.mail?

12:27 PM  
Blogger Bruno Neves said...

Espertas são as criança... é bem mais fácil arrumar troco com notas de 1 e 2 reias, na hora de comprar picolé, do que com uma nota de 10.rs...

2:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Amarração.Ou o blog que a enquete travou...
desculpa aí..aproveite.
Quando voltar veja que seu amigo aqui tá muderno (copyright by Jana)
Bj

1:49 PM  
Blogger Jana said...

Juca, Alê tinha me falado do blog. Tô indo lá!!! Ah, e os dez reais quem deu foi o avô. Tem mais netos, coitado... Beijos.

4:05 PM  
Blogger Jana said...

Tati, não deu... Parabéns atrasado!

4:05 PM  

Postar um comentário

<< Home