10.10.05

Zzzzzzzzzz...

Eu gosto de dormir à tarde. É claro que não posso fazer isso tanto quanto gostaria, mas às vezes deitoedurmodesonhar. Quando acordo normalmente não sei quem sou, onde estou, se é hoje, ontem ou amanhã. Não sei nem se já trabalhei ou se ainda vou trabalhar (normalmente ambos estão certos). Algumas pessoas não gostam porque dizem se sentir culpadas. Acordam deprimidas e tal. Uma vez li não sei onde que a culpa de dormir à tarde tem a mesma origem daquela que se sente ao ganhar dinheiro: a bendita culpa católica. No protestantismo, ganhar dinheiro que vem do trabalho é uma bênção divina. Para os católicos, é feio. Assim, ajudar aos outros têm muito mais a ver com culpa, e portanto com sentir-se bem (ou seja, nada generoso), do que realmente estar preocupado com o sujeito ao lado. A menos que você ganhe dinheiro ajudando alguém... O filme Quanto vale ou é por quilo?, de Sérgio Bianchi, é cruel com as instituições e atitudes benemerentes e benevolentes em geral. Não deixa ONG sobre ONG. Coloca todas elas, e nós junto, num enorme saco de egoísmo, sacanagem, cinismo e afins. Mas não fala nada sobre dormir à tarde. Ainda bem.






"A bondade é o melhor status que o ser humano pode comprar." (do filme)

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

De tudo o quanto já li sobre o ..argh...ascetismo metódico dos protestantes (copyright by Max Weber) fico com Benjamin Franklim:
"o bom pagador é dono da bolsa alheia."
Culpa? Que culpa?
Boas sestas.bj

9:35 PM  
Blogger Bruno Neves said...

Sobre durmir a tarde... também faço parte do time do deitoedurmodesonhar, e com a mesma caracteristca do acordosemprelezado. E faço isso todo dia,e vou continuar fazendo até arrumar um estágio. É bem melhor que assistir Vale a pena ver de novo.rs

12:19 AM  
Blogger Jana said...

Juca, jura que não tem culpa? Eu, que sou agnóstica até que me provem o contrário (a necessidade, inclusive), tenho culpas saindo por todos os poros. Mas eu sou mãe, né? Então devo ter um plus... Beijos.

1:03 AM  
Blogger Jana said...

Bruno, vou arrumar um estágio para o senhor. Tanto talento dormindo de 14 às 18 não dá...

1:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

eu também não sinto culpa nenhuma por dormir à tarde. Até porque eu fui acostumada a isso desde criancinha... Mas eu também só durmo se estiver com sono. Além disso, está provado que uma sonequinha de meia hora rejuvenesce o espírito e preserva o humor.

10:29 AM  
Blogger Juliana ;) said...

ei Janaína, olha só.. o pessoal do 4°M vai fazer um churrasco amanha na casa de Paulo Lopes.. se quiser aparecer lá me liga que eu te explico tudo direitinho. R$12 com churrasqueiro, piscina, cerveja e mais um monte de coisa. 9973-8511

11:22 AM  
Blogger Bruno Neves said...

Professora... você vai resolver esse problema meu de dormiratardetoda mesmo?? Tem o remédio p/ isso? rs.

12:42 PM  
Blogger Jana said...

Alê, o problema é quando a vontade é bem maior que meia hora. Aí a cara acorda amassada e a gente perde o rumo mesmo. Beijo.

2:28 PM  
Blogger Jana said...

Ih, Juliana, amanhã é dia das crianças. Ou seja, é dia de as mães ficarem com as crianças. Mas juízo para vocês, hein...

2:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sempre dormi a tarde até q arrumei um estágio e aí já era MESMO!! hahaha.. esse ano não to estagiando, mas acostumei meu corpo a ficar acordado! Mas uma soneca a tarde é realmente déli déli!!! =)
Ahnnn.. qnto ao aniver, preciso saber seu email pra enviar o mapa da minha casa, caso resolva aparecer... E se quiser pode trazer a sua filha.. Uma renca de primo pequeno pra brincar com ela, churras, piscina e etc! rs...
beijossss

3:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ahn.. ficarei mto feliz com a sua presença! rs =D

3:38 PM  
Blogger Jana said...

Tati, manda o endereço, sim. Se der, passo lá. janainaleite@hotmail.com

4:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...
não vai ter nenhum postzinho pro feriadão?.rs...quem posta seus males(culpas!?) espanta.Bferiado.

6:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Feriado de dia das crianças é trabalho dobrado para as mães, Juca...

2:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Dormir depois do almoço é a melhor coisa que tem...É a única hora que tenho sono de verdade!hehe Ainda não vi o filme, mas to doido para assistir...muita gente dissse que é bom! O filme Aprendendo a Mentir tem na Show Video sim.

12:06 PM  

Postar um comentário

<< Home