17.10.05

Batuque

Meu nome é Janaina. Assim mesmo, sem acento. É um dos tantos nomes dados a Iemanjá, rainha das águas rasas do mar. Segundo Zeca Ligiéro, expert no assunto, "Iemanjá é tão maternal que faz até vista grossa para não ver os defeitos de seus rebentos. Mas também é possessiva, e pode fazer chantagens emocionais para que suas 'eternas crianças' jamais se afastem dela. (...) complacente, superprotetora e apaixonada pelos filhos."
No catolicismo, virou Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Não sou nada religiosa e já falei disso aqui. Mas nos últimos tempos o candomblé tem sido um tema teórico constante. Um bocado por culpa do ilustre Zeca, um bocado por curiosidade tardia pelo meu nome e amor eterno ao mar. E também porque é absolutamente fascinante conhecer a maneira como essa religião explica o homem e a sua relação com a natureza. Os orixás são criaturas próximas dos seres humanos, têm ódio, amor, rancor, inveja, se amam e se odeiam, brigam e fazem as pazes. Têm desejos, vontades inexplicáveis que devem ser prontamente atendidas. E as suas histórias são maravilhosas, uma mitologia africana genial.
Bom, mas eu sou somente uma neófita. Para saber mais, vai lá: Iniciação ao candomblé, Zeca Ligiéro.

7 Comments:

Blogger Juliana ;) said...

o nome da minha irmã também é Janaina, mas tem acento (eu acho - que desnaturada!). ela vai fazer 5 anos agora em janeiro, meu pai colocou o nome dela pensando na Iemanjá. mas ele não é praticante do candomblé não. ele só gosta bastante desses "ícones", sejam comprovadamente reais ou não. aliás, o nome da outra irmã tem um tom cristão, e só o meu que não tem a ver com nada. hauahauh

5:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fazendo as honras ao orientador.... saquei...rs

5:11 PM  
Blogger Bruno Neves said...

Neófita!! olha a palavrinha aí de novo... rs

6:20 PM  
Blogger Jana said...

Alê, pois é... Mas o livro é mesmo genial!

9:16 PM  
Blogger Jana said...

Juliana, dê um beijo na minha xará, que tem quase a idade da minha filha, que não tem nome de orixá, mas se chama Cora.

9:20 PM  
Anonymous Anônimo said...

Adoro essas coisas... Você tem o livro Jana? Gostaria muito de ler! Sou fã incondicional de Salvador, a terra de todos os santos, encantos e axés! A festa de Iemanjá é a coisa mais linda... Já tive oportunidade de conhecer duas das mais tradicionais da cidade: Uma em Sauipe, onde todo mundo se vestiu de branco - e fez uma festa lindissima a beira mar com direito a muitas oferendas e cantigas - e outra na cidade, onde são oferecidas as mais diversas festas populares! =)

11:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas hem? Ecumenismo? Sincretismo?
Mas que o batuque é muito legal,isso é.Axé prá todos.

2:10 AM  

Postar um comentário

<< Home