19.10.05

Pedalar é preciso

Aula de equilíbrio
Maria Isabel de Oliveira sonhou em andar de bicicleta a vida inteira. Quando criança, andava na garupa do irmão no sítio, mas nunca pilotou a magrela sozinha. Tinha medo de cair. Nas vezes que tentou aprender, não pôde contar com a paciência dos irmãos – nem depois, com a do marido. "Cheguei a sonhar com o vento no rosto ao andar de bicileta", diz ela. Aos 54 anos, assistiu a uma reportagem sobre uma escola de bicicleta na sua cidade, Curitiba. No dia seguinte estava inscrita, semanas depois já pedalava. "Hoje vou de bicicleta a todo lugar e no fim de semana passeio lado a lado com meus netos."

O trecho acima é um pedacinho de uma matéria de Marcelo Rudini publicada na revista Vida Simples de outubro/2005 (#33). Serve para várias elucubrações... Por exemplo, que andar de bicicleta é maravilhoso e vale a pena esperar 50 anos para isso. Ou que um sonho de infância é um desejo eterno. Ou que a felicidade está nas coisas pequenas e banais (para quem vê de longe...). Ou que existem pessoas que, na verdade, são generosas o suficiente para abrir uma escola de realizar pequenos sonhos, caso do Américo Vieira, dono da tal Park Bike. Ou... Ou... Ou...

10 Comments:

Blogger Bruno Neves said...

É verdade que quase todos os sonhos de infacias são eternos. Ainda quero ser o Homen-Haranha. E é verdade tb, que a felicidade está muitas vezes nas coisas pequenaas e banais. Ainda quero aprender pescar de tarrafa com o meu avô Caite, pq pedalar eu aprendi com o meu outro avô. rs...

3:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pedala galera,pedala.
Pequenos sonhos,grandes viagens..b

4:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vale a pena esperar? depende o quê e para que... Acho que o lance nem é esperar (eu não gosto disso), o lance é "ir indo" na vida e se rolar, rolou... Como diz uma frase feita "o mundo dá tantas voltas", algumas muito curtas como o giro dos pedais de uma bicicleta.

5:06 PM  
Blogger Jana said...

Queridos e poéticos, achei genial a história da escola de bicicleta. Vocês conseguem imaginar uma matéria assim no Brasil Urgente? Ou na voz da Glória Maria? Blergh!

11:06 PM  
Blogger Juliana ;) said...

Toda vez que eu ando de bicicleta em Nova Almeida eu caio feio. Acho que é uma maldição. Teve uma vez que eu ralei o rosto..

11:46 AM  
Blogger Jana said...

Talvez você esteja precisando do tal professor... Mas eu também caio, só que andando a pé!

4:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Jana
Vale realmente a pena. Quebrei um braço para aprender a andar de bicicleta. Ateh hoje nao sei direito mas a experiencia foi sensacional. Enfim....o melhor de tudo eh o risco.Adorei o post.

6:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Seus textos são ótimos! Meu dia estava "down" e com eles percebi que há sempre um algo mais que pode tornar a vida mais divertida.

3:59 PM  
Blogger Jana said...

Lady V., você está como eu, achando que o risco vale a pena. Sei... Em breve, na mansaão RL... Beijso.

4:41 PM  
Blogger Jana said...

Obrigada, Karina, mas nem sempre eles são assim tão animadores. Como diz o nome do blog, às vezes dói. Volte sempre, contudo. Um beijo e bem-vinda.

4:42 PM  

Postar um comentário

<< Home