Alguns assuntos parecem que ficam por aí pairando durante um tempo, e a gente esbarra neles várias vezes. Ultimamente, o meu assunto pedra-no-caminho é a invisibilidade. Tudo começou com uma matéria escrita para a TPM pela Clarah Averbuck, em que ela se dispôs a virar homem durante 24 horas. Com direito a barba ralinha, barriguinha de chopp e boné. Um sujeito totalmente ordinário (no sentido de comum, não de sacana). Segundo ela, as duas descobertas fundamentais foram: coça mesmo; ele/a era um rapaz invisível. Andando pela Paulista e adjacências, ninguém prestou atenção nele/a; ninguém olhou duas vezes; ninguém deu a mínima confiança. Ou seja, invisibilidade prática.
Depois foi a vez da primeira história do livro da moda da vez:
Tarja Preta. Escrita por Jorge Furtado, conta a trajetória de um viciado em medicamentos (desses que a tal geração analgésico toma religiosamente... inclusive eu) que fica invisível ao misturar Frontal com Fanta (eis o título). Fanta laranja. Ia tudo bem até ele lamber uma menina. No braço. Numa festa. Internação imediata. Claro que não é só isso. É mais triste, mais sarcástico, mais emocionado, mais romântico. Mas a invisibilidade está lá, a saltar aos olhos.
E como uma coisa puxa a outra (linkania, como diria
Lain), lembrei de uma campanha da Nokia criada pela
Lew,Lara. Um rapaz acredita que é invisível, e se comporta como tal, até que a foto tirada por um maravilhoso modelo mostra que ele não é, de fato. Ou pelo menos que ele estraga as fotos quando não devia...
Invisibilidade deixou de ser, há muito tempo, coisa de bruxa, guru, química. Agora é parte do dia-a-dia de gente comum. Eu, por exemplo, fico invisível às vezes. Na frente dos meus alunos. Também estão invisíveis aqueles que a gente ignora. Aqueles que um dia estiveram na mídia e não estão mais. Os assuntos que o jornal coloca para escanteio estão invisíveis. A propaganda que não se vê porque existe propaganda demais. Viram paisagem. Não são admiradas, sequer olhadas. São nada. Não existem. São... invisíveis. Ei, você está aí???????????????????????????????????
PS: Agradecimentos a Cacá e Felipe, meus afilhados e patrocinadores. Eu amo vocês.